sábado, 25 de fevereiro de 2012

Orientações para migração da IMC para IMMA


Prezados Escotistas,

Conforme consta do manual da IMMA, o prazo final para conquista da IMC - Insígnia Mundial de Conservacionismo venceu em 31 de dezembro último. Significa que a partir do início deste ano, a única insignia ambiental que pode ser conquistada é a IMMA.

A IMC ainda tem prazo até 30 de abril para valer como requisito para a concessão de distintivos especiais, Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro ou Escoteiro da Pátria.

Entretanto, entre a conquista de uma IMC até o final de dezembro passado e a data de 30 de abril, não há tempo habil bastante para o jovem que está nos limiares de prazos (idade) para concessão dos distintivos especiais.

Por exemplo, o jovem que conquistou qualquer etapa da IMC em outubro do ano passado, não terá, até 30 de abril deste ano, tempo hábil para a conquista da IMMA uma vez que não terá participado de atividades bastantes para adquirir as competências necessárias a participar ou executar um projeto de meio ambiente. Como fazer ?

Uma vez que este jovem já tem conhecimentos e atitudes ambientais decorrentes da sua conquista da IMC, o escotista pode, neste período de transição, propor ao jovem, tomar parte em alguma atividade ou projeto para fazer uma "migração" da IMC para a IMMA. Isto acaba proporcionando o acesso do distintivo especial pelo jovem, e terá caráter transitório uma vez que quando ocorrer a mudança de ramo, ele novamente começará sua trilha em busca da IMMA do ramo. Não nos esqueçamos que a IMMA é conquistada a cada ramo.

Portanto, senhores escotistas, não precisam privar o jovem do distintivo especial do ramo se ele estiver neste limiar. Façam as propostas para migrarem da IMC para a IMMA. Considerando que isto tem o intuito de atender às necessidades decorrentes deste período transitório, sugerimos que o prazo para que tal prática ocorra vigore até 30 de setembro do presente ano.

Bom Escotismo!!

Direção Regional de Programa - Aplicação



1 comentários:

Anônimo disse...

Sempre Alerta!

Se quiserem divulgar, fiz um post bem interessante, com um desafio aos Escotistas no Dia do Escoteiro. Nos traz uma forte reflexão sobre nosso papel perante os jovens.

http://maisumescoteiro.wordpress.com/2013/04/23/desafio-dia-do-escoteiro/

Forte aperto de mão esquerda!

Marcio Sequeira da Silva
G. E. Arno Friedrich - 43RS
ESCOTISMO: Educação para a vida!

Postar um comentário