segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Escotistas em Ação - o que mudou???

A UEB-Nacional lançou quatro novos guias para o Ramo Escoteiro, sendo um para os Escotistas e os outros três são para os jovens.




Escotistas em Ação



• Um livro escrito para os Escotistas que atuam no Ramo. Contém informações resumidas sobre o Movimento Escoteiro, sobre como são os escoteiros(as) e a vida na Tropa Escoteira.

Este livro está disponível em arquivo digital (.pdf) no site da UEB-Nacional, click abaixo para baixar o arquivo.



O que há de novo?



• Após o Periodo Introdutório o jovem faz a Cerimônia de Integração (antiga Cerimônia de Investidura) neste momento o jovem também poderá fazer a sua Cerimônia de Promessa. (mais informações ler pag. 31)



• Para decidir-se qual Etapa de Progressão o jovem recebe após os itens do período introdutório, existem duas formas, sendo que caberá ao Grupo Escoteiro decidir qual delas adotará. (mais informações ler pag. 31 e 32)



a) Ingresso Linear – Nesta opção, independente da Fase de Desenvolvimento e maturidade, todos os jovens ingressarão sempre na Etapa de Pistas, e avançarão na Progressão pela conquista das atividades previstas em cada Etapa.



b) Ingresso Direto - Ao aproximar-se do final do Período Introdutório o escotista que acompanhará a progressão do jovem conversará com ele, avaliando em que fase de desenvolvimento ele está, e quanto, das atividades previstas para esta Etapa, ele já conquistou ou demonstra muita facilidade em conquistar. Neste caso, em acordo entre o escotista e o jovem, será considerado o grau de maturidade do jovem, ou seja, ele ingressará na Etapa de Progressão correspondente a sua Fase de Desenvolvimento. (mais informações ler pag. 31 e 32)




A CRAP - Comissão Regional de Atualização do Programa da Região de São Paulo, sugere que todos os jovens começem pelo Ingresso Linear.



• Progressão das Etapas


• Para passar da Etapa de Pistas para Etapa de Trilha – realizar 50% das atividades propostas para a Etapa de Pistas e Trilha;

• Para passar da Etapa de Trilha para Etapa do Rumo – realizar a 100% das atividades propostas para a Etapa de Pistas e Trilha;

• Para passar da Etapa do Rumo para Etapa da Travessia – realizar 50% das atividades propostos para a Etapa Rumo e Travessia;

• Uma vez na Etapa de Travessia e realizadas todas as atividades previstas, o jovem poderá conquistar o Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro. (mais informações ler pag. 31 e 32) 



A CRAP, sugere que todos os Distintivos de Progressão sejam entregues após a conquista das atividades propostas. O jovem completa o Periodo Introdutório, faz a sua Cerimônia de Integração, a Cerimônia de Promessa, começa as atividades necessárias para conquistar e receber o Distintivo da Etapa de Pistas, caso seu Grupo opte pelo Ingresso Linear.



Para conquistar Pistas - 50% das atividades da Etapa Pistas e Trilha.


Para conquistar Trilha - 100% das atividades da Etapa Pistas e Trilha.

Para conquistar Rumo - 50% das atividades da Etapa Rumo e Travessia.

Para conquistar Travessia - 100% das atividades da Etapa Rumo e Travessia.

Importante: 100% não pode ser um limite intransponível ao jovem, o melhor possível é um ótimo parametro para você saber qual é o limite máximo para seu jovem.

Sendo assim, só após a conquista das atividades de Travessia o jovem, poderá conquistar o Distintivo Especial - Lis de Ouro. 



Os Conjuntos de Atividades



1. Competências: Originadas nos Objetivos Educativos, são os aspectos que orientam as definições de atividades e que devem ser observados quando da avaliação da Progressão de cada jovem.



2. Atividades (Indicadores): as atividades sugeridas e realizadas cumpriram seu papel, que é o de facilitar a incorporação dos conhecimentos, habilidades e condutas individuais expressas nos objetivos educacionais. Os escotistas devem propriciar as atividades propostas com a Tropa ou Patrulha para que cada jovem possa conquistar as Etapas de Progressão.


3. Outras atividades: Deve-se ter em mente, quando outras atividades são incorporadas ou algumas atividades substituídas (ler pag. 32 e 33), que isto acontece no intuito de oferecermos ao jovem a possibilidade de, efetivamente, atingir um objetivo educacional. (mais informações ler pag. 34) 



É importante que cada escotista leia o livro "Escotistas em Ação" o livro "Tropa Escoteira em Ação" que é o guia de acompanhamento individual de cada Jovem (disponível em arquivo digital no site da UEB-Nacional, abaixo para baixar o arquivo) e os Guias Aventura Escoteira.



Anotem suas dúvidas, escreva para nós ou peça que seu distrito faça uma Oficina de Atualização do Programa.



Estamos desenvolvendo um Mapa para controle dos Conjuntos de Atividades, se vc já fez um colabore conosco e envie para nós:
ramoescoteiro.sp@gmail.com



ATENÇÃO: As sugestões da CRAP - Comissão Regional de Atualização do Programa da Região de São Paulo são opcionais, não há problema algum se seu Grupo Escoteiro quiser seguir as orientações da UEB-Nacional que também terão todo o nosso apoio.



Para baixar os arquivos da UEB-Nacional click aqui

0 comentários:

Postar um comentário