domingo, 29 de agosto de 2010

Duvidas! - Estou confuso o que e competência?

1º: Lis de Ouro. Foi escrito no blog que "Sendo assim, só após a conquista das atividades de Travessia o jovem, poderá conquistar o Distintivo Especial - Lis de Ouro." Isso não quer dizer que é automático, correto? As especialidades, conservacionismo, cordão de eficiência. Tudo isso ainda é necessário correto?
Você está correto! Além das competências são necessárias as especialidades e cordões, além do projeto. No programa atual o projeto já está incluso nas atividades para a conquista da competência 27 da etapa de progressão Travessia.
 
2º: Estou confuso o que e competência?
Competência é um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que mostram que o jovem progrediu em seu crescimento pessoal numa determinada área de desenvolvimento. É o que o Método Escoteiro diz: Atividades atraentes progressivas e variadas!
 
Deve-se apontar os indicadores dentro de cada competência. Correto?
Dentro de cada competência existem atividades que você deve estimulá-lo a realizar ou criar o ambiente para que isto ocorra. Quando ele tiver um bom desempenho nesta atividade, ele mesmo, os seus companheiros de patrulha, os escotistas ou ou especialista avaliam seu desempenho, portanto isto "indica" a sua "conquista" de competência. Novamente o método: Orientação individual!
 
Em Rumo/Travessia. Competência 3 (Mantenho minhas coisas limpas e organizadas, cuido dos lugares que visito e da minha apresentação pessoal.) 
Nenhum dos 4 itens que fazem parte desta competência cobrem a competência por completo por isso acreditava que eu deveria apontar se cumpria ou não a competência além dos demais itens (os indicadores). Como utilizar a competência então? ela é somente um "titulo" daquele grupo de indicadores ou é mais um indicador ?
É só uma questão de nomenclatura. Na pratica a atividade e o meios que você utiliza para proporcionar situações para avaliar as habilidades, atitudes e conhecimentos que ele desenvolveu. Operacionalmente: se ele conseguir conquistar 50% das atividades não importando se apenas de algumas áreas ele termina pista e recebe o distintivo. Quando completar todas (aí ele termina as demais áreas) ele recebe o distintivo de trilha. O mesmo como outro período (rumo e travessia).
Apenas uma dica: ninguém precisa tirar nota 10 para se aprovado na escola! O mesmo ocorre nas atividades desenvolvidas pelos jovens.
 
Precisamos seja um roteiro mais esclarecedor, seja uma palestra de meio dia, precisamos de algo que nos ajude.
Existem varias oficinas sendo realizadas nos distritos, você pode ir a uma Oficina do Ramo Escoteiro ou peça que seu Distrito faça uma Oficina, o CTRE também já está atualizado. 

0 comentários:

Postar um comentário